sábado, fevereiro 13, 2010

Pormenores..!

Pormenores não deveriam passar disso mesmo pequenos detalhes, questões acessórias, notas de rodapé... Mas eu que sou atenta e observadora não sei viver com pormenores, com o "não reparei...", com apenas o essencial..! Não quero dizer com isto que troque o acessório pelo principal e me perca do objectivo, simplesmente incluo tudo! Sei que algumas coisas me escapam (e ainda bem!) mas com mais informação surge uma maior extrapolação, uma maior construção de ideias, os estereótipos, os pr(é-)conceitos!
A esta altura só falta dizer que racionalizo tudo... Não ache que seja bem assim, acho que é um acto mais prático do momento, a observação, e não tanto o reflectir sobre aquilo que vejo, embora este acabe por ser inevitável... O resultado é um menor grau de surpresa e do inesperado com um maior conhecimento das coisas e dos outros!
O que me afasta deste emaranhado facilmente desenrolado por mim é o meu profundo optimismo alternado com algum cepticismo que me fazem pré-conceber várias vezes erradamente, ou seja, falho muitas vezes no processamento dos dados, na tal racionalização, seja por esperar o bem e a integridade onde eles nem sempre estão, seja por não querer olhar uma segunda vez, muitas vezes nem uma primeira...

4 comentários:

Soraiadodot disse...

Preconceitos existem desde que tu tenhas uma memória passada! Qualquer situação actual pressupõe um confronto de lembranças de situações anteriores com a nova situação que é nova.

E é tão fácil dizer, esta situação x é igual à y... Porque nos ajuda a estar à espera que x aconteça tal e qual como y aconteceu no passado, assim preparamo-nos para o que vai acontecer (racionalizamos).

Eu acho que é uma coisa bastante característica do ser(-se) humano... Todas as pessoas têm preconceitos ponto final, isso pode ou não reflectir-se em actos, mas todo o ser que pensa é levado a comparar, a preparar-se para isto ou aquilo.

Se tu ligas mais aos pormenores é normal que então estejas mais sujeita a pré-conceitos mais do que o costume, uma vez que vais pré-conceitualizar (é assim que se diz?) ainda mais coisas que o normal uma vez que estás alerta a tudo...
Não acho que seja uma coisa necessariamente má, ou boa. Afinal como tu dizes às vezes esses preconceitos não se verificam e é bom ser-se surpreendido. Acho é que às vezes também é necessário conseguir manter uma certa distância dos preconceitos (podemos tê-los) mas às vezes recalcá-los um pouco porque senão não passaremos de pessoas calculistas... As pessoas nem sempre são sempre más ;) Nem sempre reagem da mesma forma por mais que determinada atitude indique...

Bom, mas que também é sempre bom estar preparado para o pior lá isso é... No meu caso, acho que algures no meu percurso deixei de fazer muitos pré-conceitos para ser simplesmente desconfiada. É mais fácil ainda... =P

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Morcegos no Sótão disse...

Ai meu Deus, este post sou tão eu que me fez impressão...=S

Eu passo a vida a racionalizar, a sobre-analisar, a assumir que as coisas são X porque o resto dos dados da equação lá estão... Às vezes, sinto-me presa na minha própria cabeça.

MJNuts

JB disse...

Certo é que o pormenor so é relevante naquilo que é importante, naquilo que prende a atencao.
O que ainda nao percebi e se é o detalhe que faz pensar ou se é o pensar que faz reparar.

Certo e que a melhor maneira de nao implicar com os detalhes que comicham é exactamente n pensar neles.
Pode ser infantil, cobarde ate, mas mtas vezes o racionalizar leva a pouco mais do que ao crescer da dúvida.
Ja para não falar do perigo de voltar ao ponto de partida do raciocineo sem que tenhamos extrapolado nenhuma conclusão do processo.
Este cilco vicioso tende a levar a conclusões forçadas e tendencialmente erradas.

Certo e que para a historia apenas vao ficar os momentos marcantes, aqueles que recalcamos.
Sera a memoria suficientemente manipulável para nos esquecermos dos maus momentos so por nao pensarmos neles?
Sabendo que não, gosto de pensar que sim.
(Quase tanto como não gosto de olhar para uma fotografia recente e saber que daqui a uns anos aquela imagem vai corromper todas as memorias que tenho desse evento)

Não e certo, mas se calhar assim até podiamos manter a inocência, que leva ao dito optimismo, que leva a facilidade de desfrutar sem desconfiar.

enfim..

Certo e que o preconceito está negativamente cotado, e que e uma reaccão de quem não esqueceu.

Certo e que cada caso e um caso, cada dia e diferente do anterior, que o momento, maneira, estado de espirito, etc etc etc etc influencia a análise dos inputs que recebemos.
O que faz com que estas sejam as coisas verdadeiramente pessoais e intransmissíveis. O que faz com que as coisas sejam dificeis.

Certo e que se fosse facil deixava de ter piada.