quarta-feira, outubro 15, 2008

Erasmus...

Já se passaram várias semanas desde que cheguei a Barcelona mas continuo sem ter momentos que me permitam reflectir e pensar sobre tudo o que está a acontecer... No espaço de 1 mês sinto que criei uma nova vida no sentido em que estou noutra realidade que já me é familiar e na qual cada vez mais me sinto confortável. No entanto é estranho que tenha acontecido tão depressa apesar de sentir que já cá estou há imenso tempo tal foi a grande quantidade de momentos pelos quais passei. E agora que quero mostrar-vos tudo isto, fica dificil fazer um resumo porque um resumo é menos que aquilo que vos queria transmitir...

Queria que percorressem comigo as ruas da cidade, desde as mais estreitas aqui do Barri Gótic até as grandes avenidas como o Passeig de Gracia; que ouvissem o castelhano e o catalão e também todas as outras linguas dos imensos turistas que já fazem parte da cidade; que subissem comigo ao Parc Guell e mais ainda ao Tibidabo e admirassem a vista da cidade que vai até ao mar; queria que conhecessem o Born e as suas lojas, que entrassem comigo na Igreja de Santa Maria del Mar; queria que subissemos juntos a escadaria que leva ao Montjuic e que ai nos perdessemos durante uma tarde inteira; que passassem pelas estátuas da Rambla e descessem comigo até ao mar, até às praias que ainda não consegui conhecer todas; que passassemos em frente ao Hospital del Mar e que lá vissem onde passo as manhãs, os colegas portugueses que me fazem sentir em casa, os colegas de erasmus e os colegas espanhóis; queria que também vissem a Sagrada Família e se admirassem com a sua grandeza; que conhecessem os meninos do rugby; que fossem comigo às festas Erasmus e que lá encontrassem todos aqueles que comigo estão a fazer parte desta aventura; que fossem às aulas de catalão onde tenho colegas de imensos paises do mundo; que chegassem comigo a casa e que sentissem que sim que esta é a minha nova casa...


...e queria tudo isto porque só assim conseguiriam compreender que o ínicio desta viagem está a ser especial, que aquilo que estou a sentir nunca vai ser possível de descrevê-lo aqui porque são experiências como estas com tudo de bom e de mau que nos conseguem atingir bem lá no fundo e nos transmitem sentimentos que ainda agora estou a aprender!

5 comentários:

Morcegos no Sótão disse...

Ah, Erasmus...=)

O melhor da vida! Tenho mesmo de conseguir fazer...

Ainda vou tentar algures este ano dar aí uma saltada, apesar de já ter ido a Barcelona. ;)

Beijinhos!

Maria

Soraiadodot disse...

É difícil não ler na tua experiência um pouco da minha experiência em turim... Há coisas que não podem ser comparadas, eu sei... Mas eu sou assim, tenho sempre a mania de comparar, de emparelhar, de associar... Conheço uma pessoa nova e digo 'é parecida com não sei quem'(que já conheço de mais longa data), oiço história X e penso 'que situação tão parecida com a hitória B que eu vivi, ou com a história V que fulano contou há dias'...

Mas à parte disto tudo o que posso dizer é... Aproveita... Não há nada melhor do que a situação do renovado, do vida nova, do nada será como antes, do tenho tanta coisa a aprender, tanto síto pa conhecer e tanta pessoa com que contactar... Sao milhares de pessoas que de repente começam a fazer parte do teu mundo, as que passam na rua e não conheces de lado nenhum... As centenas com quem vais falar... As dezenas com quem vais partilhar coisas mais intensas!
A ideia de que o mundo é bem maior que a nossa rua, a nossa faculdade, a nossa vida... Que infinitos universos dentro de cada um se cruzam na imensidão dos nossos caminhos (em geral, todos muito diferentes)... Que temos todos grandes diferenças culturais, que vemos a Europa e o nosso país de modo diferente dos outros 'povos'... Mas que no fundo existe aquela base comum, o ser(mos) humanos...

E aquelas pessoas que conhecemos que não têm nada a ver com nada que já poderíamos ter imaginado para nós, mas que se por um lado nos fazem pensar 'como é possível, não sei se conseguia', também nos despertam a vontade de 'quem me dera...largar tudo e ir... simplesmente ir...'

Desde um tipo que simplesmente por escolha propria decide mudar-se até se fartar para um país novo, aprender a língua, fazer qualquer tipo de trabalho nem q seja virar hamburgueres, mas viver como os nativos, aprender culturas e modos de estar até se cansar e partir para outra cidade...

Ao saltimbanco que estava num curso do técnico super cromo e fritou da cabeça e decidiu partir para onde quer que fosse a fazer truques de magia e malabarismo sem saber onde irá dormir no dia a seguir... Só ter a certeza que o mundo é a sua estrada!

Esta sede de conhecer, de viajar, de visitar os pontos turísticos de cada cidade numa viagem rápida ou então de perder a noção dos dias e ficar simplesmente, quedar-se, sem objectivos turísticos e aproveitar o sumo dos dias, o percurso que pode não ser o que vem nos guias, mas que é o maus bonito, porque é aquele que nos apetece fazer no momneto.

Poder estar bem, porque tudo está bem e sabemos que 'isto um dia vai acabar' portanto toca de aproveitar... De respirar cada partícula da cidade, das pessoas, de encher o coração de uma alegria tal e de tantos sentimentos que não dá para partilhar com mais ninguém... De sentirmo-nos cheios de tudo, e não termos nada de palpável afinal... De ser apenas uma situação, um momento, que a nossa alma (ou seja lá o que for) capta e faz-nos sentir os indivíduos mais completos de sempre... E damos por nós simplesemnte a sorrir...
E se nos perguntarem porquê?
Por nada, apenas porque sim... Porque é o momento... Porque é o sopro do momento a completar-nos como nada jamais nos poderá completar...

Anónimo disse...

Bom, foi como se tivesse sido eu a escrever isto! É que é mesmo tudo isto que se sente! Ainda hoje andamos de bicing ao final da tarde e foi magico, sentia-me em casa e ao mesmo tempo turista! Passamos a fazer parte deste mundo, e não digo que tudo o resto seja esquecido, mas a agitação e o construir da nossa vida cá acaba por fazer com que não tenhamos tempo para pensar em tudo o que deixamos para trás. E o pior é que ao ler isto fiquei já com saudades de quando acabar... mas isso é outro problema para mais tarde, felizmente! Ainda temos muito que viver por aqui!

PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PP disse...

Sim, o tempo está a passar muito rápido mas ainda temos um tempinho..! É hora de disfrutar deste ano mágico!!