terça-feira, fevereiro 12, 2008

Tudo o que temos cá dentro - Daniel Sampaio


Li este livro pela primeira já há alguns anos mas continuo a relê-lo...
Não fala apenas de suicídio mas de amor que às vezes surge sem nos apercebermos e sem termos a capacidade de o aceitar na nossa vida.
Baseado num caso real o autor escreveu assim:

" Se ainda me amas liberta-me Rita, perdoa ter fugido, esclarece os meus pais que ao menos por uma noite te fiz feliz..."

" A coragem que não tive para te amar..."

" Por isso agora quando este médico me ajudar a esquecer-te, vou andar com alguém devagarinho, mão na mão durante muito tempo, conversas telefónicas, curtir aqui ou acolá mas sem me prender muito, também não espero encontrar depressa o amor da minha vida, amor que poderias ser tu e não quiseste, ou se calhar fui eu que não quis porque tive tanto medo, tu morreste de suicídio mas eu é que fui cobarde..."

"Lembras-te Nuno, quando te disse: 'Acho afinal que apenas me olhaste, não quiseste conhecer-me?' Hoje sei que errei, devia ter-te dito: 'Agora que me conheceste, não quiseste olhar-me'..."

" Comprimidos engolidos à pressa, porque razão não chamei por ti, a certeza agora dos teus passos no corredor da minha casa, vens buscar-me e evitar que morra, levar-me outra vez ao Meco e a Almoçageme, oiço a tua voz a chamar, vejo já aquilo que nunca fui capaz de te dar, amor, a poesia que escreves e nunca li, quero que pegues em mim e sejas meu abrigo.
A escuridão em que me deixaste roubou-me a vida
...a vida é um dilema singelo, ou se é bigorna ou se é martelo...
leva-me contigo para onde quiseres, seremos vagabundos se o dinheiro faltar"

"Apetece-me encontrar-te de novo no caminho..."


Lê-se bem e vale muito a pena! Não é uma história de amor banal comos em muitos livros é a aprendizagem de momentos e sentimentos que normalmente ignoramos...

5 comentários:

Morcegos no Sótão disse...

Nunca li... Mas gostava e creio que tentei, até porque o tenho cá em casa. Só que o género de conversa médico-paciente não me prende muito... =/

MJNuts

Soraiadodot disse...

já li...há muito tempo... e gostei!

Anónimo disse...

No privilégio de tão poucos links pode 'a razão de' substituir o 'Turno da Noite' transformado em beco sem saída da internet. Não é usurpação garanto. Antes privilégio como disse.
Obrigado

ni disse...

um dos meus livros favoritos... daqueles que relemos vezes sem conta e que nos escondem muito mais do que mostram... porque o amor não é banal...

Joana disse...

foi o melhor livro que li até agora, emocionei me ao lê-lo.

levem a vida a sério, amem e deixem que vos amem.

um dia será o dia ...