quinta-feira, maio 13, 2010

Empatia!

Há quem viva obcecado com a dimensão ética da amizade. Compreendo, também tenho essa tendência, e passei pelos inevitáveis percalços como culpado e como vítima. Mas muitas vezes a história de uma amizade não passa pela ética. Depende de factos objectivos, como mudanças de cidade ou casamentos. E no meu caso tem também passado pela falta de empatia. Em momentos chaves da minha vida, fiquei sem amigos apenas por ausência de empatia. Ninguém cometeu nenhuma falha ética, mas eu falava outra língua, uma língua que os meus amigos não entendiam. Até aí, eu julgava que a amizade era uma escolha. Hoje, sei que é apenas a arte do possível.
Pedro Mexia in Lei Seca
Alguns de vocês já me ouviram dizer isto... Ou existe empatia e cumplicidade ou então não há nada que possamos fazer e este facto deve ser entendido de forma natural, resultante da personalidade e modo de estar de cada um...

6 comentários:

Morcegos no Sótão disse...

Ai Patrícia, este post deixou-me tão triste... =(

Há alguma verdade, suponho. Há alturas em que sinto que as pessoas que mais amo me falham. Há alturas em que sinto que me deixam sozinha. Também deve haver alturas em que são eles que sentem isso em relação a mim...

E sim, sei que as pessoas se afastam e seguem rumos diferentes e mudam para anos-luz de distância umas das outras, mas gosto de acreditar que é uma escolha, além da arte do possível... Porque há pessoas que eu não quero NUNCA deixar partirdo meu coração. Mesmo que eu esteja a viver em Plutão.

MJNuts

Soraiadodot disse...

"... mas eu falava outra língua, uma língua que os meus amigos não entendiam..." tantas vezes já o senti...

PP disse...

Sinceramente o post foi publicado por todas as situações em que senti que com a falta de empatia a amizade não conseguiu evoluir... Que apesar da vontade de um ou de ambos não havia muito a fazer! Mas não fico triste e não dramatizo sequer qd assim acontece, acho mesmo que não se deve insistir... Isto é apenas uma questão especifica e não uma visão geral, mais fica por dizer, nomeadamente a questão da distância...

Soraiadodot disse...

A distância não me parece factor decisivo... Com empatia, nem mesmo a distância é capaz de quebrar uma amizade. Se eu acredito em namorar à distância, que sinal do universo me faria não acreditar em amizades à distância? Houve tempos, quando estive fora, em que falava mais com algumas pessoas que agora... Às vezes não tem muito a ver...
Beijinhos

PP disse...

Depois de 2 anos lá fora... sem duvida que nao é factor decisivo!! Eu não disse que era... Mas mais poderia ser falado sobre o assunto..talvez para outro post!

Morcegos no Sótão disse...

A distância ajuda a ver com mais clareza.

E percebo o que queres dizer com amizades que poderiam ter sido, mas por questão de empatia... Acabaram por não o ser. Acho que acontece com toda a gente. =) E não é questão para dramas, sem dúvida. Mas pronto, às vezes fica aquele amarguinho do que poderia ter sido, é normal.

MJNuts