quarta-feira, abril 21, 2010

A Mente Humana..!

Depois de meses de Medicina Interna, Cirurgia e Pediatria, foi preciso chegar a Psiquiatria para esta me pôr a pensar..!
Os mais próximos certamente se lembrarão que durante alguns anos, nos primeiros anos do curso, quis como especialidade Psiquiatria... O Prof. Daniel Sampaio era o meu ídolo na altura e fartei-me de ler os livros dele. Entretanto, e como é normal às vezes, a ideia dissipou-se um bocado e novas ideias foram surgindo deixando a Psiquiatria um pouco de lado.
Neste momento não me vejo como Psiquiatra mas estes dias de estágio têm-me proporcionado momentos (e doentes!) em que é maravilhoso ficar a admirar o comportamento e a mente humana. Desde os delírios até às perturbações de personalidade, associadas à manipulação ou à desorganização do pensamento, têm-me proporcionado das coisas que mais gosto de fazer que é observar e discutir o pensamento humano. As dúvidas, os medos, as alucinações, as ausências, as fantasias, o calculismo, a fuga de ideias, as personalidades prévias de cada um deixam-me a pensar...
Não é que tenha mudado de ideias relativamente à especialidade mas ando a redescobrir a Psiquiatria, a lembrar-me porque é que já me fascinou tanto.
É que a nossa mente é sem dúvida aquilo que de mais poderoso podemos possuir..!

3 comentários:

Pintas nos Olhos disse...

"É que a nossa mente é sem dúvida aquilo que de mais poderoso podemos possuir..!"

É sim senhora. Também tenho esse fascínio, mas o meu fica-se por aí. Eu cá bem dentro do meu interior talvez em gesto de "manipulação ou desorganização do pensamento" ou talvez numa de "fantasias", gostava mesmo é que fosses para Psiquiatria ;)

Anónimo disse...

2015. Cenario Europeu. Esplanada dos anos 30, um canal de fundo, flores penduradas nos candelabros cobrem as ruas de petalas.
P, que mora mesmo ali a face da esquina, esta ja a horas a discutir os mais sordidos recantos da mente humana.
A maneira como esta embrenhada na conversa transparece pelos olhos brilhantes, pela inclinacao do tronco sobre a mesa, pela forma incisiva como gesticula.
Quem passa houve de relance "É que a nossa mente é sem dúvida aquilo que de mais poderoso podemos possuir..".. mas a conversa ainda tem longas horas pela frente.
E P esta feliz.

p.s. acrescentaria q P devia tar a fumar um cigarro com boquilha, mas se calahr ja era pedir demais.

PP disse...

Lol! É por isso que eu me considero uma pessoa transparente (ou então és tu que és mto perspicaz!) porque realmente isso poderia acontecer, eu tb me veria assim daqui a uns anos talvez mais que 5 mas não mtos mais... e sim estaria feliz!