sexta-feira, abril 30, 2010

Esta Lisboa que eu Amo..!

Não são raros os momentos em que me apetece absorver pedaços desta cidade, as cores, os sons, as imagens... Como no domingo passado em que percorri a zona do Castelo durante a tarde de Sol com a luz a iluminar quase todos os recantos e a Vista sobre o rio! E tenho pena de não a viver a 100%, seja por preguiça seja por outra coisa qualquer, mas é inegável: a nossa cidade é linda!
Serve a introdução para falar do Fado..! Gosto que o Fado faça parte de Lisboa, gosto desta banda sonora da cidade... Todos nós acabámos por conhecer inúmeras músicas que fazem parte do legado português musical, que ao longo do tempo nos foram surgindo na televisão, na rádio, numa esquina da cidade...
Ontem sem saber bem ao que ia, vi-me numa "Noite de Fados"..! A MSV ao que parece já organizou estas noites mais vezes e ontem fomos lá espreitar. Entre um ringue desportivo em pleno bairro de Belém, onde vendiam caldo verde, bifanas, pão com chouriço, a bela da sangria ou da cerveja, e uma sala de espectáculos improvisada fomos vendo surgindo um a um os fadistas da noite. E que fadistas..!! As músicas mais ou menos conhecidas, a guitarra portuguesa (!), o público a participar, o ambiente "familiar", a cumplicidade ganha dos últimos meses..! A noite foi especial por isso tudo, por ter sido aqui, em Lisboa! Porque a vontade de conhecer mais além é igual à vontade de viver nesta cidade que tem tanto de especial... só precisamos de procurar um pouco. É que às vezes basta um ringue desportivo e uma sala com um palco, o resto... em Lisboa e em todos os outros sítios... são as pessoas!



" Não queiras gostar de mim sem que eu te peça, nem me dês nada que ao fim eu não mereça... "

2 comentários:

Miguel disse...

Realmente Lisboa é sempre linda (de vez em quando também dou uma volta junto ao rio, mesmo que sozinho, só para banhar a vista), e com as pessoas certas é espectacular ;)... tou a ver que ainda ficaste a trautear o faduncho (hmmm hmm, hmmmm hmmm =))... eu também XD, embora apenas na minha cabeça (que é para poupar a dos outros, que esta voz tá boa é para falar com credibilidade, =P, mas não para cantar de todo)... para repetir!

JB disse...

"caldo verde, bifanas, pão com chouriço, a bela da sangria ou da cerveja " o tuga sabe viver como ng. Se o texto fosse escrito por ca referiria qq coisa como: "Costoletas, frango frito ou grelhado, hamburgurs, cachorros, tudo isto com molho. Picante ou doce tanto faz, mas com molho. quer sem molho? n pode. Ja sai com o molho do congelador...
E pa beber? cerveja? tenho 7500 a sua disposicao, mas super bock n conheco.. deixe-me ver a sua identificacao. ok (...) desculpe ja passa da meia noitre e por lei n se pode servir alcool ao domingo.
My deepest apologies"

Quanto ao resto n fosse o Porto ser claramente melhor, este texto deixar-me-ia cheio de saudades de lx. inda pra mais quando ja comeca (ou devia comecar) a cheirar a verao