Não são raros os momentos em que me apetece absorver pedaços desta cidade, as cores, os sons, as imagens... Como no domingo passado em que percorri a zona do Castelo durante a tarde de Sol com a luz a iluminar quase todos os recantos e a Vista sobre o rio! E tenho pena de não a viver a 100%, seja por preguiça seja por outra coisa qualquer, mas é inegável: a nossa cidade é linda!
Serve a introdução para falar do Fado..! Gosto que o Fado faça parte de Lisboa, gosto desta banda sonora da cidade... Todos nós acabámos por conhecer inúmeras músicas que fazem parte do legado português musical, que ao longo do tempo nos foram surgindo na televisão, na rádio, numa esquina da cidade...
Ontem sem saber bem ao que ia, vi-me numa "Noite de Fados"..! A MSV ao que parece já organizou estas noites mais vezes e ontem fomos lá espreitar. Entre um ringue desportivo em pleno bairro de Belém, onde vendiam caldo verde, bifanas, pão com chouriço, a bela da sangria ou da cerveja, e uma sala de espectáculos improvisada fomos vendo surgindo um a um os fadistas da noite. E que fadistas..!! As músicas mais ou menos conhecidas, a guitarra portuguesa (!), o público a participar, o ambiente "familiar", a cumplicidade ganha dos últimos meses..! A noite foi especial por isso tudo, por ter sido aqui, em Lisboa! Porque a vontade de conhecer mais além é igual à vontade de viver nesta cidade que tem tanto de especial... só precisamos de procurar um pouco. É que às vezes basta um ringue desportivo e uma sala com um palco, o resto... em Lisboa e em todos os outros sítios... são as pessoas!
" Não queiras gostar de mim sem que eu te peça, nem me dês nada que ao fim eu não mereça... "