sexta-feira, julho 25, 2008

Falemos de Psiquiatria...

E porque as Perturbações da Personalidade passam na maior parte das vezes despercebidas por serem encaradas como "traços" da personalidade e não como algo patológico, anda muita boa gente por aí que preenche quase todos os requisitos de algumas delas. Deixo-vos a Perturbação da Personalidade Histriónica:


" Esta personalidade é duma extrema emotividade e os indivíduos que a possuem necessitam ser o centro das atenções, adoptando qualquer meio para atingir os seus fins, como comportamentos provocatórios de sedução sexual, por vezes inadequados. Normalmente utilizam a aparência física que é cuidadosamente tratada conforme as pessoas e as situações, para tornar-se exuberantemente chamativa para mais facilmente atrair sobre si as atenções. Exercitou ao longo do tempo discursos convincentes que impressionam as pessoas a quem se dirigem, e muda de tema para tema conforme a pessoa, sempre convincentemente declamado, mesmo na maior das mentiras. Cada pessoa a quem se dirige é sempre uma mudança radical de postura e discurso, numa forma exageradamente emotiva e atraente.
Na verdade é um soberbo actor teatral no palco da Vida! No entanto é duma fraca personalidade, facilmente influenciável, especialmente pelos que têm características semelhantes, e deixa-se também influenciar muito facilmente pelas circunstâncias que lhe convém. São os que baralham e enganam facilmente os médicos, ou psiquiatras, saindo vitoriosos do seu tão malabarístico e emotivo poder de convencer.
A personalidade histriónica é mais característica nas mulheres. Facilmente representam um grande amor mesmo que nada sintam. Os namorados são facilmente atraídos, e neste campo a faceta teatral pode ir do deslumbramento do mais feliz enamoramento, aos tremendos conflitos que mascara com desesperos dignos da mais profunda compaixão. O histriónico tem dificuldade, senão quase impossibilidade de lidar com a sua própria identidade, porque como disse ele confunde todos os que quere confundir, sem se aperceber que está a confundir-se cada vez mais a ele próprio.
É muito difícil diagnosticar este distúrbio de personalidade, pela sua fortíssima arte teatral de enganar num parecer consoante as circunstâncias e as conveniências. Perderam ao longo da caminhada a consciência do Ser! Parecer ... numa constante e firme vontade de atrair as atenções, em atitudes sempre emotivas e convincentes... Será que são mais felizes os possuidores da personalidade histriónica?!..."


Então conhecem alguém assim?

6 comentários:

ni disse...

as a matter of fact.... lots of crazy people looks like this!!! :)

viva o bairro!!! :P **

Soraiadodot disse...

eu conheço!!várias pessoas até...
;P

Anónimo disse...

Não sei como cai aqui. Mas li vários posts, aleatoriamente, alguns que eu adorei, um especialmente que me disse o que precisava ouvir hoje.
Parece que voce sabe, o jeito como algumas coisas, atraves de musicas, seriados, livros abertos na pagina x... mudam todos os problemas pra uma nova perspectiva.

parabens pelo blog.

Morcegos no Sótão disse...

Não sei se conheço... Pergunto-me se sim.lol

MJNuts

Anónimo disse...

Pessoalmente não conheço nenhuma, mas normalmente essas pessoas têm tendência a estar no mundo do espétaculo precisamente pela atenção que daí advém. Talvez a Marilyn Monroe fosse uma delas (peço desculpa aos fãs).

Anónimo disse...

NOSSA, ERA JUSTAMENTE O Q EU ESTAVA PROCURANDO...

OBRIGADA POR ME AJUDAR!!!!


LILITH