quarta-feira, janeiro 12, 2011

Incredible India..!


Talvez quem passe mais vezes por aqui tenha estranhado a ausência de um post sobre provavelmente a maior viagem que fiz até hoje... Pois bem faltou tempo e faltaram as palavras que não sei se vão ser suficientes apesar da tentativa.

Nunca pensei em ir à Índia... talvez porque só agora começo a despertar para o interesse da Ásia e sua diversidade, não centrando tanta a atenção na América... De qualquer forma a Índia é praticamente um continente bastando-se a si própria mas enfim... não era a minha viagem de sonho mas foi o destino escolhido e a vontade e curiosidade cresceram à medida que a data da partida surgia. Alguém descreveu como "intenso" aquilo que a Índia transmite e no entanto é muito pouco para descrever aquilo que vimos, ouvimos, saboreámos, cheirámos e sentimos. Sentir foi realmente algo que fez parte desta viagem. Senti receio (é tudo tão diferente!), senti desconforto, senti compaixão, senti-me pequena, senti-me num filme, senti um pouco daquele mundo, senti plenitude, senti excitação, senti muita coisa e ao mesmo tempo e senti muita coisa devagar com tempo para ser apreciada!

No fundo sentir ainda é aquilo que posso tentar explicar por palavras, o resto as fotos e vídeos ajudam a mostrar mas como explicar uma viagem nocturna de comboio, uma noite ao relento no deserto, os rituais nos templos em Jaisalmer, um passeio de barco no Ganges, a calma de Goa depois do caos de New Delhi, os sabores e os cheiros, os animais invulgares por todo o lado, a sensação de imprevisibilidade e inconstância sempre presentes, os olhares profundos daqueles que cruzámos...

O texto já vai longo e ainda assim sei que as palavras são insuficientes e digo isto com certeza porque eu própria não fazia ideia daquilo que me esperava e durante toda a viagem vi e passei por coisas únicas que só agora consigo dar ainda mais valor. Ao longo da viagem, fomos pouco a pouco percebendo melhor aquelas pessoas, as suas crenças e modo de vida e ainda assim nos espantávamos com as mais variadas situações.

A Índia foi assim um misto de muito e ao mesmo tempo, tanto de bonito como de feio e uma mistura de ambos traduzindo-se numa experiência díficil de esquecer..!

1 comentário:

Soraiadodot disse...

Índia... à luz da ocidentalidade então só me ocorre um profundo espanto de quão diferente de tudo o que já havia visto até então...a prova de que temos de encarar tudo com o chamado relativismo cultural, para o qual nem sempre estamos preparados... INcrível, INdiscritível, INtenso, INusitado... Tudo palavras que descrevem mal o que se passa na INdia, mas que ainda assim me parecem ser as mais aproximadas...