domingo, abril 13, 2008

Amiga da Onça..?

O tema não é novo e no entanto a história repete-se... Estou a falar da já frequente situação em que uma rapariga se envolve com o ex-namorado ou mesmo namorado de uma grande amiga, ou pelo menos se não chegou a haver namoro houve ali qualquer coisa que deveria deixar a rapariga apreensiva no que toca a futuros relacionamentos com o rapaz.

Infelizmente o caso é bastante famoso nas amizades femininas não acontencendo tanto com os rapazes, fazendo realçar o falado companheirismo, vá lealdade masculina. Parece que para nós, raparigas, a amizade não deve estar tão acima de qualquer relação com rapazes...

Deixando de lado os casos em que realmente existe traição, ou seja, em que a rapariga se envolve com o rapaz enquanto este namora com a amiga, quero falar das situações em que as coisas estão mal resolvidas, seja porque o que se passou entre o casal foi um caso de uma noite, ou seja, não há realmente um compromisso, seja porque o namoro acabou... Assim não existindo teoricamente uma relação e um dever de ser fiel, como julgar a rapariga que se envolve com o 'namorado' da amiga? Supostamente não é traição porque não havia compromisso, por outro lado se as coisas não estão resolvidas então não se devia ter intrometido. Mas e se a rapariga gostar realmente do rapaz apesar deste ter estado com a amiga antes? Deverá evitar esse sentimento, ainda para mais se for mútuo?

Há quem diga que existe sempre um momento em que decidimos gostar ou não de uma pessoa e como amiga devemos sempre preservar a amizade pois apesar de não existir algo sério a amiga sairá sempre magoada. E depois com tantas outras opções porquê deixar-se levar por uma relação à partida com problemas? Gerou-se assim um sentimento tão forte para ir contra a vontade da amiga, e se se gerou não conseguiu a rapariga evitá-lo?

Nunca passei por situação parecida e realmente não sei bem o que pensar... Por um lado acho que é possível evitar o envolvimento com o rapaz da amiga, é uma questão de dizermos sempre a nós próprias que não devemos alimentar qualquer sentimento por ele. Por outro lado caso esse sentimento surja, e já que não existe compromisso entre a amiga e o rapaz, até que ponto devemos ignorá-lo, ainda mais quando o rapaz também está interessado..?

4 comentários:

Soraiadodot disse...

Claro que eu adoro este tema...Haha!!

Porque eu 'tive' uma amiga da onça... E com o 'tive' não quero dizer que ela tenha morrido, mas obviamente que deixou de ser minha (grande)amiga!!

Porque as (grandes)amigas, na minha visão romantizada da coisa sabem o que poderia fazer sofrer a (grande)amiga... E decididamente meter-se com o seu gajo quando namoram ou quando as coisas não estão propriamente resolvidas, não vai deixar a amiga propriamente a morrer de felicidade...Muito pelo contrário...
1. se foi a gaja que deixou de gostar do gajo, claro que ainda assim se vai sentir incomodada;
2. se o gajo acabou com a gaja, claro que gaja ficaria super triste;
3. como as coisas nem sempre são assim tão simples, a gaja vai ficar angustiada e bastante desiludida com a amiga!!

Pois bem, e até que seria capaz de perceber uma situação em que pronto fosse um 'amor arrebatador'...ambos estivessem super apaixonados um pelo outro, e aí bolas até eu me poderia efectivamente sentir um estorvo!!

Mas o facto é que nunca vi caso em que isto acontecesse!!! As amigas da onça ficam com o gajo da amiga... E em muito pouco tempo a relação acaba, não é porque 'se gostam' (adoro esta expressão abrasileirada), mas sim porque sim... E se for porque sim há milhentos gajos por aí com quem se poderão envolver, bem que podem EVITAR (e consegue-se!!) meter-se com o gajo da outra...

Isto é apenas a minha opinião;) claro, que podem haver derivações...

Anónimo disse...

Pelo que vejo não estás a falar de uma situação, mas de muitas. Afinal! A amiga ainda namorava com o gajo, já tinham acabado ou está “apreensiva no que toca a futuros relacionamentos com o rapaz”? Acho que esta “pequena diferença” é muito importante, sendo que para cada contexto ainda pode haver mais do que uma forma de lidar com as coisas.
Discordo quando dizes que isto acontece menos com os rapazes. Acontece tanto, com a diferença que eles lidam com os problemas que surgem na amizade de forma diferente, com menos drama, rancor e arranhadelas.
Já agora, nunca ouvi falar desse momento em que se decide gostar ou não de uma pessoa, mas é uma coisa que deve dar muito jeito. Agradecia que elucidasses a todos nós comuns mortais como reconhecer esse momento e conseguir controlar os sentimentos que se apoderam de nós: “ Ah! E tal… Isto de gostar do (ex)namorado da minha amiga vai dar um bocado de confusão. Vou gostar do empregado do café aqui do lado.”

PP disse...

Anónimo:

Relê o texto.. A rapariga que acabou o namoro no texto não é a mesma que deveria estar apreensiva no que toca a futuros relacionamentos. O que eu pretendi dizer foi que qualquer que tenha sido a relação da amiga com o rapaz, namoro ou algo mais superficial, deveria deixar a rapariga como que de sobreaviso já que algum envolvimento com o rapaz tenderá a magoar a amiga.
Quanto a casos tb com rapazes é apenas a minha experiência a falar, parece-me a mim que acontece mais frequentemente entre raparigas.
Por fim "aquele momento" que não entendes parece-me que não é arrogância minha mas antes alguma inexperiência da tua parte no sentido em que não se decide de quem se começa a gostar mas consegues evitar que esse sentimento se desenvolva em ti, e posteriormente ter algum tipo de relação, não só a nivel afectivo mas tb fisicamente..

ps: da próxima vez assina...

Morcegos no Sótão disse...

Bem, não sei se não terá já acontecido algo parecido comigo, em que tive um papel parecido ao da "amiga da onça"...

Mas sobre isso falamos da próxima vez que nos virmos. ;)

MJNuts